09 de junho de 2014

Fiscalização flagra trabalho infantil na venda de produtos da Copa em Fortaleza

O Ministério Público do Trabalho (MPT/CE) e a Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/CE) realizaram, na manhã deste sábado (7/6), fiscalização de trabalho infantil nos cruzamentos de quatro avenidas de Fortaleza.

Foram identificados 5 crianças (10 e 11 anos)  e 8 adolescentes  (12 a 16 anos) em situação de trabalho, a maioria vendendo produtos da Copa do Mundo FIFA 2014. A fiscalização integra um conjunto de ações da Campanha “Todos Juntos contra o Trabalho Infantil”, que vem sendo desenvolvida em todo o Estado do Ceará sobre a coordenação do MPT. 

A maioria das crianças e adolescentes abordadas pela fiscalização declarou que frequenta a escola, porém um deles confessou que abandonou os estudos antes de completar o ensino fundamental e outros reconheceram que tem faltado às aulas. A maior parte das crianças abordadas estava vendendo produtos da Copa do Mundo, principalmente bandeiras. Também foram identificadas crianças e adolescentes vendendo água mineral. 

As crianças e adolescentes foram entrevistadas e prestaram informações sobre suas famílias, a educação, condições de trabalho, programas socais e sonhos profissionais. O MPT encaminhará o relatório de fiscalização para a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome de Fortaleza (Setra), para que seja feito a visita às famílias, inclusão em programas sociais e acompanhamento educacional.

Participaram da operação, procurador-chefe do Ministério Publico do Trabalho no Ceará, Antonio de Oliveira Lima, e servidores do órgão, além das auditoras Fiscais do Trabalho, Ianê Cavalcante Oliveira e Maria do Socorro Tomaz Araújo.


Outras informações: Assessoria de Comunicação Social da PRT-7ª Região
Jornalista responsável: Elton Viana – Tel.: (85) 3462-3462 - Reg. Prof. CE 1281 JP