18 de junho de 2014

Greve do transporte alternativo: MPT realiza mediação

Não houve acordo na audiência e os trabalhadores do SINTRAAFOR deflagram greve nesta quarta-feira, 18/06

O Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) mediou uma audiência nesta terça-feira, 17/6, entre representantes do Sindicato dos Empregados em Transporte Alternativo de Fortaleza (SINTRAAFOR) e dos sindicatos patronais, SINDIVANS e COOTRAPS. A reunião teve como objetivo decidir os rumos da greve anunciada pelos motoristas no último sábado, 14/6. A categoria reivindica o pagamento de salários atrasados e o cumprimento das recomendações feitas pelo MPT-CE, após ter verificado ilegalidades na empresa.  A categoria recusou proposta de adiamento da decisão da greve e cruzou os braços na manhã desta quarta-feira, 18/06.

Os empresários atribuíram a demora em solucionar os problemas a uma mudança na gestão da empresa, que acorreu no início de abril. Contudo, asseguram que o canal de negociação está aberto e que as dívidas do INSS já se encontram negociadas. Pendências como a questão salarial e a diferença de 13º salário também já foram resolvidas, segundo as entidades patronais.

No entanto, a categoria dos motoristas de vans alega o atraso no pagamento da parcela quinzenal do salário dos trabalhadores, valor que deveria ter sido repassado no último sábado (14/6). Esse foi o fato decisivo para a deflagração da greve. Em resposta às acusações, a empresa afirmou que, até esta terça-feira, entre os mil empregados, apenas 30 não tiveram os seus salários depositados. O que deve acontecer até esta quarta-feira, 18/6.

O MPT-CE sugeriu que o SINTRAAFOR adiasse a decisão da greve para essa data, aguardando confirmação do pagamento dos salários pendentes dos trabalhadores. O sindicato recusou a proposta, afirmando está “irritada com o descaso da empresa”. Diante do impasse, o MPT encerrou a audiência, dando por encerrada a mediação, sem prejuízo da eventual abertura de Procedimento de outra natureza para apurar fatos relacionados ao conflito.


Outras informações: Assessoria de Comunicação Social da PRT-7ª Região
Jornalista responsável: Elton Viana – Tel.: (85) 3462-3462 - Reg. Prof. CE 1281 JP